Famosa pelo seu trabalho de enoturismo, a Guatambu está localizada no coração do pampa gaúcho, em Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai. No seu terroir são produzidos 100% de seus vinhos com uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Tempranillo, Merlot, Tannat, C abernet Sauvignon e Pinot Noir provenientes de vinhedos cultivados em espaldeira e com colheita manual das uvas.
A Guatambu também é reconhecida pelo seu trabalho de sustentabilidade, sendo a primeira vinícola da America Latina a receber o Selo Solar, iniciativa do Instituto IDEAL com apoio do WWFBrasil e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, pelo seu parque solar instalado que atende 100% da demanda energética para a fabricação dos vinhos, sendo 100% sustentável. Além disto, utiliza uma tecnologia inovadora que permite o controle térmico de pragas, sem uso de fungicidas.
A vinícola Guatambu já recebeu premiações relevantes, como a medalha de ouro no Concurso Mundial Bruxelas e no Concurso Internacional Emozioni dal Mondo, realizado em Bergamo.
Recentemente lançou o vinho vegano, que não possui o conservante SO2 .