O projeto da produção do azeite de oliva extra virgem da Estância das Oliveiras foi iniciado há 14 anos atrás com pesquisas de olivocultura na propriedade da família Goelzer, a Fazenda de Turismo Quinta da Estância da cidade de Viamão.
Em 2019, após muitos aprendizados e superações a Estância das Oliveiras começou a produzir azeites comercialmente e hoje possui um total de 5.000 oliveiras de diferentes varietais.
É a primeira marca de azeite brasileiro a ter conquistado premiações em cinco continentes.
Em 2021, o azeite de oliva extra virgem Estância das Oliveiras Blend Exclusivo, composto de uma combinação única de varietais das azeitonas arbosana, arbequina e koroneiki, foi eleito o melhor azeite de oliva do Hemisfério Sul, recebendo a Medalha de Ouro no EVO iOOC Itália, que é o principal concurso de Azeites de Oliva da Itália e está entre os mais importantes concursos internacionais no mundo.
Em 2022 o azeite da Estância das Oliveiras foi indicada como melhor Azeite de Oliva do Brasil pelo TerraOlivo de Israel, e recebeu 4 medalhas Grand Prestige Ouro – o mais alto nível da competição. No International Olive Oil Contest EVO Itália a marca recebeu 3 de ouro e 2 de prata). E no Nova York World Olive Oil Competition recebeu 2 de ouro e 1 de prata. Em 2023 foi eleito um dos mehores azeites do mundo pelo TerraOlivo Itália.
A Estância das Oliveiras conquistou o prêmio de melhor azeite de oliva blend do hemisfério sul.
Athenas International Olive Oil Competition
A Estância das Oliveiras conquistou seis medalhas, sendo uma de duplo ouro, quatro de ouro e uma de prata.
Prêmios conquistados;
EVO iOOC Itália
Prêmio de melhor azeite de oliva blend do hemisfério sul.
London International Olive Oil Competition
Seis medalhas, sendo uma de platina, quatro de ouro e uma de prata.
Athenas International Olive Oil Competition
Seis medalhas, sendo uma de duplo ouro, quatro de ouro e uma de prata.